A crise envolvendo o prefeito Anderson Farias (PSD) resultou na saída da diretora de Saúde de São José dos Campos, Milena Coelho. Ela pediu exoneração na sexta-feira (18), após a divulgação pública do relacionamento entre os dois. Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada por iniciativa da servidora, alegando motivos pessoais.
A decisão ocorre uma semana após o prefeito anunciar o fim do casamento com Sheila Thomaz, com quem foi casado por 30 anos. O divórcio foi tornado público no dia 10 de outubro.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos destacou que “questões de ordem pessoal não interferem na gestão pública” e que a exoneração será publicada no Boletim do Município.
A crise teve início em agosto, quando Milena registrou um boletim de ocorrência contra a então primeira-dama, Sheila Thomaz, por perseguição e injúria. No documento, a diretora afirmou que mantinha um relacionamento com o prefeito e que vinha sendo perseguida pela esposa dele, inclusive em seu local de trabalho.

Além da separação, o prefeito Anderson Farias cumpre uma medida protetiva contra a ex-primeira-dama, concedida no dia 7 de outubro pela Vara de Violência Doméstica e Familiar, com validade de um ano. Ele nega as acusações e afirma que as declarações apresentadas no processo “não condizem com a realidade”.
A exoneração de Milena Coelho repercutiu politicamente no município, mas a administração reforçou que a saída “não afeta o funcionamento da Secretaria de Saúde” e que as substituições seguem critérios técnicos.
Em comunicado, o governo municipal “agradeceu pelos serviços prestados” e afirmou que “a gestão segue focada na continuidade das políticas públicas”.
Milena, que é servidora concursada e enfermeira com quatro pós-graduações, seguirá em seu cargo efetivo na prefeitura. Na nota enviada à imprensa, ela afirmou que pediu exoneração “para preservar a imagem pessoal e a tranquilidade da instituição”.
Nota enviada por Milena Coelho:
“Sou servidora pública concursada da Prefeitura de São José dos Campos, formada em Enfermagem, com quatro pós-graduações na área da saúde entre elas, Auditoria em Enfermagem e experiência consolidada na gestão pública municipal.
Ao longo dos últimos anos, atuei em diferentes áreas da Secretaria de Saúde:
• 2017 – Enfermeira na Saúde da Criança
• 2018 – Coordenadora dos Núcleos em Saúde
• 2019 – Coordenadora do Programa de IST/Aids
• 2020 a 2023 – Coordenadora da Equipe de Imunização
• 2023 a 2024 – Ouvidora da Saúde
• 2025 – Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS)
Durante minha gestão no DVS, lideramos mudanças estratégicas no enfrentamento à dengue, que resultaram em melhora expressiva nos indicadores e redução de óbitos, garantindo uso mais eficiente dos recursos públicos.
Também aprimoramos as ações de combate à sífilis e implantamos atendimento com foco em gestão da qualidade na Vigilância Sanitária, dentre outras diversas atividades.
Minha nomeação para a função de Diretora atendeu a todos os requisitos legais e critérios técnicos, sendo fruto de mérito profissional e dedicação ao serviço público.
Contudo, diante da exposição recente e com o intuito de preservar minha imagem e a tranquilidade da instituição e das equipes, optei por solicitar exoneração do cargo em comissão na última sexta-feira (17), permanecendo no meu cargo efetivo de origem neste momento.
Agradeço às equipes da Saúde pelo profissionalismo e apoio ao longo da minha trajetória. Seguirei no cargo efetivo, contribuindo para a continuidade dos serviços à população.”
A publicação oficial da exoneração deve ocorrer nos próximos dias. Ainda não há definição sobre quem assumirá a diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde.
Pelo Bem Vale e Litoral


